A educação pública, gratuita e qualificada em colômbia.

 


Este tópico é muito importante para combater a desigualdade em Colômbia pois isso representa a saída de muitos colombianos da pobreza, além disso é o caminho para que muitos podem sonhar com um melhor futuro; democraticamente a educação não deve ser um privilégio, mas também um direito fundamenta para todo cidadão nacional, por que de que serve um país livre com um povo ligado à ignorância?

Qual é o maior obstáculo para o governo enquanto a educação pública? A educação pública deve garantir que todo cidadão nacional pode acessá-la para lutar contra a pobreza, a exclusão e a indiferença. assim mesmo todo professor tem o dever de oferecer uma educação de qualidade e as instituições devem garantir pela educação digna e adequada.

Embora de que a lei promete e é garante de que todo o povo colombiano acesse a educação pública, gratuita e de qualidade, a realidade é outra, podemos observar como as escolas rurais com maior vulnerabilidade devido a sua localização em ambientes com pouca acessibilidade de recursos que permitam que os alunos podem obter as ferramentas corretas para desenvolver suas habilidades e capacidades em comparação aos alunos que moram em áreas urbanas.

Para concluir, devemos nos fazer a seguinte pergunta: como a educação aporta para o benefício do país? e os colombianos devemos entender que todo dinheiro que é invertido no pais para educação, é uma aposta para a paz, a igualdade e o desenvolvimento do mesmo, educa não só é ensinar a ler e escrever se não também treinar cidadãos críticos, empáticos, com a capacidade de construir um pais diferente.

Apesar de tudo isso nós podemos ser testemunha de muito exemplos de superação de uma grande quantidade dos jovens que superaram a adversidade graças a educação de qualidade e professores comprometidos que se esforçam para dar as ferramentas possíveis para que o estudante pode acessar.


Comentarios